Perfil dos Doutores

Os Doutores da CIP são Especialistas em Psicanálise na Educação e Saúde e Mestres em Psicanalise na Educação e Saúde.

Imagens

O QUE É AUTISMO OU TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)?

Mês de abril é dedicado aos portadores de AUTISMO.

O QUE É AUTISMO OU TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)?
O Transtorno do Espectro Autista, ou simplesmente Autismo é um tema muito complexo e obviamente necessita de uma análise bem especial e particular para cada criança e/ou pessoa. Neste caso, há vários aspectos básicos para que se possa compreender.
Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD)
O termo denominado Transtornos Globais de Desenvolvimento, que indicam características que estão relacionadas ao autismo, citamos exemplo: dificuldades de se socializar atraso de linguagem e comunicação bem como comportamentos agressivos.
Toda criança / indivíduo que esteja dentro desse conceito passa por um comprometimento totalmente intelectual que, compromete o seu desenvolvimento e sua evolução nas esferas social e acadêmica.
Autismo
Diante dessa informação acima podemos conceituar o autismo como uma síndrome comportamental que apresenta os seguintes sintomas como:
• Dificuldade de interação social;
• Déficit de comunicação social, tanto quantitativo quanto qualitativo;
• Padrões inadequados de comportamento que não possuem finalidade social.
Ao identificarmos estas 3 características básicas é possível definir e diagnosticar o autismo. Sabemos também que o portador de AUTISMO é muito inteligente no mundo obviamente dentro do mundo dele.
No hodierno, as comunidades médicas e psicanalíticas observam o autismo com maior complexidade, com múltiplas etiologias com graus variáveis.
Informamos também que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é classificado em 3 graus atualmente: autismo leve, autismo moderado, autismo severo.
Para que vocês leitores possam entender melhor alguns graus de autismo, cito 10 pessoas famosas que são AUTISTA: Beethoven, Michael Phelps, Tim Burton, Satoshi Tajiri, Nikola Tesla, Lewis Carroll, Stanley Kubbrick, Bill Gates, Worfgang Amadeus Mozart e Albert Einstein.
Nós Psicanalistas podemos lhe ajudar, marque sua consulta. (81) 4105-1109 ou pelo Whatsapp (81) 97303-7762.
Dr. Ronaldo Menezes
Psicanalista Clínico
Dr. Samuel Dantas
Psicanalista Clínico

Entendendo o que é Monofobia

Hoje em dia às pessoas reclamam que estão só, não conseguem conversar com o melhor amigo, primos, irmãos e até pais, pelo fator de estar fissurado e whatsapp e internet em geral. Às vezes quando encontram um amigo e marcam para sair, comer uma pizza ou tomar um sorvete quando chegam ao lugar marcado se olham pouco e voltam a manusear o celular. Monofobia em geral é o medo de ficar sem comunicação, medo de ficar incomunicável sozinho. A Monofobia tem cura, o correto é que a pessoa aos poucos se desapegue do seu celular e da Internet, um exemplo simples é passar o final de semana sem o uso dos mesmos e procurar se ocupar com outras atividades.
Os sintomas da Monofobia
Tal como acontece com outros tipos de fobias, o medo de estar sozinho também desencadeia diversos sintomas físicos e emocionais:
Os sintomas físicos:
§ Sentir-se instável, ter tontura ou vertigem
§ Sensação de asfixia
§ Aumento da freqüência cardíaca, palpitações ou coração batendo forte demais
§ Suor excessivo
§ Dor no peito e desconforto
§ Náusea ou desconforto gastrointestinal
§ Tremor ou estremecimento
§ Dormência ou formigueiro
Outros sintomas
§ Incapacidade de distinguir entre realidade e irrealidade
§ Medo de morrer
§ O medo de perder o controle
§ Ondas de frio / calor
§ Medo de desmaiar
Tratamentos para monofobia
Muitos indivíduos que sofrem de monofobia desenvolvem formas de enfrentar e algumas técnicas para autoajuda onde tentam resolver o problema. Como alternativas cito, tratamento de um psiquiatra / psicanalistas, que pode recomendar ANÁLISES que é em suma um resultado muito positivo.
Nós Psicanalistas podemos lhe ajudar, marque sua consulta. (81) 4105-1109 ou pelo Whatsapp (81) 97303-7762.
Dr. Ronaldo Menezes
Psicanalista Clínico

Dr. Samuel Dantas
Psicanalista Clínico

O PODER DAS ANÁLISES PSICANALÍTICAS.


Muitos perguntam: "O que é análise?, Como ela nos ajuda?, O que esperar dessas análises como força transformadora das palavras, das energias positivas entre o paciente e o psicanalista”?

Muito bem eu Dr. Ronaldo Menezes e Dr. Samuel Dantas explicamos: É a força libertadora que é retirada de você interiormente adormecida para o exterior onde te fará uma nova pessoa e determinada para resolver quaisquer situações que venham a surgir em seu hodierno. “É a descoberta do potencial humano”.
Diferentemente de uma conversa com um amigo, o dialogo das ANÁLISES trabalha tensões, traumas enfim problemas no geral que estimulam as rupturas que não são mais necessárias ao conforto pessoal. Esses padrões que causam dor, sofrimento e desconforto aos pacientes nós PSICANALISTAS vamos ajudar a se modificar, se sentindo mais fortalecido para enfrentar os desafios que antes paralisavam vocês.

Agende sua consulta, estamos esperando por você.

Dr. Ronaldo Menezes
Psicanalista Clínico

Dr. Samuel Dantas
Psicanalista Clínico